+351 914 010 805 geral@breed.pt

Dermatologia em clínica de pequenos animais

O diagnóstico e tratamento das alterações cutâneas representam uma grande componente da prática clínica em pequenos animais. É uma das causas mais frequentes de marcação de consultas veterinárias.

A pele é o órgão mais extenso e visível do organismo, constituindo uma barreira anatómica e fisiológica entre o animal e o meio envolvente, sendo de extrema importância o seu bom estado. Todos os animais perdem pelo diariamente, há casos em que essa queda é patológica e necessita de atenção especial. Se for é excessiva, se o animal tem muito prurido (comichão), se há zonas vermelhas, de crostas ou feridas, então a perda de pelo não é fisiológica e o animal deve ser corretamente avaliado em consulta. 

O prurido e dor são motivo de perda de qualidade de vida, por esse motivo devem ser tratados de forma urgente e cuidada. Na consulta de dermatologia é feita uma avaliação completa do animal, desde a pele, pelo, unhas e ouvidos. De acordo com o que é observado e atendendo à história do animal, o Médico Veterinário decidirá quais os exames complementares mais indicados, por forma a chegar a um diagnóstico e desenvolver o protocolo terapêutico mais adequado a cada caso, preservando sempre o máximo conforto e qualidade de vida do paciente. Só depois do diagnóstico confirmado, será implementado o protocolo de tratamento. Numa consulta de dermatologia são explicados todos os cuidados que os tutores devem ter em atenção para serem bem sucedidos nos cuidados de saúde e bem-estar do seu animal de companhia.

Os tratamentos a lesões dermatológicas são, por vezes, demorados e requerem paciência e colaboração por parte dos tutores. Existem casos em que na primeira consulta não é possível chegar a um diagnóstico definitivo, e, em alguns casos, só com a sua preciosa ajuda, é que levamos a bom porto os tratamentos propostos. Nos casos mais graves o doente dermatológico seguirá sempre um plano tendo em vista, em primeiro lugar, a obtenção e manutenção do conforto, enquanto aguardamos a informação de exames complementares.

Mini Cart