+351 914 010 805 geral@breed.pt

Ele tem mau hálito?

Mau Hálito – Halitose

A halitose é muitas vezes referida pelos tutores como um problema que provoca distanciamento progressivo na relação com os seus cães ou gatos.

Principais causas:
A halitose está associada principalmente a problemas orais como acumulação de placa bacteriana, necrose de tecidos e decomposição de comida que fica retida na cavidade oral, desenvolvendo a doença periodontal, causa mais comum do mau hálito.

Outras patologias podem causar halitose, nomeadamente a doença renal, diabetes mellitus, doença gastrointestinal, doença respiratória, tumores orais, entre outras.
Após as refeições, na cavidade oral do seu animal começam a crescer bactérias que se alimentam dos resíduos alimentares, formando colónias e criando um biofilme conhecido por placa bacteriana.
Começa então um processo inflamatório, sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes e salivação excessiva, que com o passar do tempo poderá destruir o ligamento periodontal e o próprio osso que suporta os dentes do seu animal. 

Quais as consequências:
Quando a infeção na cavidade oral ocorre cronicamente e causa problemas orais como gengivite ou até mesmo doença periodontal, os animais terão dor e consequente perda de apetite. Em situações mais graves o crescimento bacteriano poderá alastrar para outros órgãos como o coração, pulmões, fígado, rins, sistema nervoso central e articulações.

Profilaxia:
A forma de minimizar estes problemas orais e consequentemente o mau hálito passa pela utilização de alimentos secos de qualidade e brinquedos que promovam a limpeza mecânica de dentes e gengivas, cremes dentais e escovagem dentária diária. Consulte o seu Médico Veterinário para monitorizar a saúde oral do seu animal e esclarecer as suas dúvidas.

Mini Cart