+351 914 010 805 geral@breed.pt

Medicina Física e Reabilitação Animal

 

Surge como um complemento das diferentes áreas clínicas porque permite alcançar a diferenciação por parte das possíveis aplicações de técnicas de fisioterapia, sendo uma alternativa real e efetiva ao tratamento de certas patologias que, até ao momento, se considerava que não tinham tratamento.

Pode ser aplicada não só em pós-operatório cirúrgico, mas também como tratamento isolado ou como complemento para as áreas de Neurologia, Ortopedia, Medicina Interna (principalmente Dor Crónica), no maneio de patologias Geriátricas e Oncológicas e na Medicina Desportiva (melhoria da performance, prevenção e
tratamento de lesões consequentes da atividade física de cada animal).

Os planos de reabilitação animal consistem num conjunto de modalidades, devendo ser planificados por um Médico Veterinário Reabilitador (MVR). Este deve estar dotado de profundos conhecimentos de Medicina Veterinária, nomeadamente, saber qual o estado fisiológico do animal, as condições inerentes que podem comprometer a execução do plano e possuir capacidade de realizar uma avaliação funcional. Além disso, deve conhecer a indicação das diferentes modalidades fisioterapêuticas, estabelecer o diagnóstico da patologia e os objetivos a cumprir de forma a implementar a decisão terapêutica mais adequada e estabelecer o seu prognóstico.

Reabilitação por Hidroterapia
Na Breed temos ao dispor passadeira subaquática para realização de Hidroterapia. Tendo a água propriedades de flutuabilidade e viscosidade, há uma redução de carga sobre as articulações. Assim, o animal consegue movimentar-se de forma mais ativa e menos dolorosa do que a nível terrestre. Mais do que isso, aumenta a resistência cardiovascular e o fortalecimento muscular e estimula a perceção do equilíbrio. Devido à pressão hidrostática, a redução da inflamação e de edemas, a estimulação da circulação, o retorno venoso e a drenagem linfática são também outras vantagens desta terapia. Com água aquecida, promovemos um efeito analgésico e relaxante, refletido no alívio de dor e tensões musculares. O objetivo principal da Medicina Física e Reabilitação Animal é promover maior qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, que permita o desempenho de atividades diárias consideradas, até então, como irrecuperáveis.

Condições clínicas que beneficiam de planos de reabilitação:
Dor aguda e crónica
Obesidade
Patologias neurológicas, como as hérnias discais (com ou sem indicação cirúrgica), traumatismo medular, embolia, neuropatia fibrocartilagínea, síndrome vestibular
Patologias ortopédicas, como displasia da anca e cotovelo
Doença osteoarticular (artrites e artroses)
Patologias miofasciais (pontos gatilho, bandas tensas e contraturas)
Medicina Desportiva
Claudicação
Dificuldade ou alteração da marcha (parésias ou plégias)
Fraturas ósseas (pós-operatório ou tratamento conservador)
Pós cirúrgico ortopédico
Pós cirúrgico de tecidos moles
Cicatrização de feridas
Inflamação aguda ou crónica

Mini Cart